top of page

"Entre o sim e o não só há um caminho: escolher."

Clarice Lispector

Emdr

O que é?

​

É a Dessensibilização e Reprocessamento através do movimento Ocular.

Trata-se de um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, a qual promove a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

É um poderoso método psicoterapêutico Os resultados dos estudos indicam que o EMDR é muito eficiente, e que os resultados são duradouros a longo prazo.

Até hoje se estima que o EMDR ajudou meio milhão de pessoas de todas as idades a libertarem diferentes tipos de traumas psicológicos.

O Modelo EMDR é uma abordagem psicoterapêutica exigente e requer formação e atualização contínua.

5 razões para você conhecer o EMDR

  1. A terapia estimula o autoconhecimento, mudança do estilo de vida, além de auxiliar na superação de traumas.

  2. Promove a liberação de padrões repetitivos (violência, raiva, timidez excessiva e medo).

  3. É indicado para pânicos em geral, ansiedades e fobias.

  4. Distúrbios do sono em geral apresentam melhora, pois a técnica trata as lembranças ruins que impedem o sono reparador.

  5. Os lutos (morte, divórcio, mudança de vida) são vividos de uma forma mais saudável.

 Uma das vantagens apontadas no uso da terapia EMDR, em particular, é que ela acelera a recuperação emocional, sendo mais rápida e mais eficaz do que a terapia convencional, em muitos casos. É até o momento uma das únicas terapias que apresenta resultados capazes de serem observados em exames de imagem do cérebro, como os vistos na ilustração do texto.

Na foto à esquerda, antes do tratamento, é possível ver uma grande ativação do cérebro em áreas de forte repercussão emocional, quando a pessoa recordava uma situação dolorosa. Após o tratamento, a mudança na ativação, ao evocar a mesma memória, indica mudança de percepção e a tranquilização do cérebro e das reações emocionais.

A realização e publicação de novos estudos, além da experiência clínica de diversos profissionais (a minha, inclusive) vêm indicando que a terapia EMDR está sendo muito eficaz em muitos tipos de problemas psicológicos além do trauma, como, por exemplo, ansiedade, depressão, fobias, síndrome do pânico, compulsão, uso de drogas, fibromialgia, dores crônicas, transtornos alimentares, doenças psicossomáticas (doenças com fundo emocional, como gastrite, por exemplo), dentre outras.

A terapia EMDR processa memórias que ficaram bloqueadas e tornaram-se lembranças dolorosas e disfuncionais. Essas informações normalmente são decorrentes de um ou vários eventos traumáticos, ou de situações difíceis, vivenciadas no passado. Tal terapia  promove alívio da perturbação emocional e física, e possibilita que o paciente consiga superar o sofrimento, e passe a viver de uma maneira mais saudável e integrada.

bottom of page